quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

DISCURSO DE FORMATURA



Este discurso foi proferido no ano de 2014 aos alunos da 8ª série B da escola Professor Fernando Aluíso Corrêa, que escolheram-me como seu Professor Paraninfo.


DEIXEM QUE A LUZ BRILHE!

A todas as autoridades, professores, pais, senhores e senhoras aqui presentes, boa noite!

Peço licença para, neste momento, dirigir-me aos formandos, os quais tive imenso prazer de conduzir durante todo o ano em sala de aula.

Ao ser escolhido como Paraninfo desta turma, fiquei radiantemente agradecido, pois voltei ao tempo e lembrei-me do tempo em que também era aluno. Lembrei-me que na verdade, todos nós ainda somos alunos nessa grande escola chamada “vida”.

Mas lembrar que todos somos alunos me fez parar para refletir em algo que sempre causou controvérsias: O real significado da palavra “aluno”. 

Circula equivocadamente um conceito não fundamentado que atribui à palavra em questão o significado de alguém ‘sem luz’.

No entanto, ao buscarmos uma explicação etimológica, fundamentada no latim (onde está a origem dessa palavra) teremos a junção do prefixo ‘a’ que significa ‘movimento para’, ‘aproximação’, ‘na direção de’ + lumen, luminis (luz) = aquele que vai na direção da luz. Sendo que luz (metaforicamente) significa conhecimento. Assim, temos o conceito, agora correto, de que o aluno é aquele que vai à ou em direção ao conhecimento.

Peço licença agora para citar um exemplo bíblico daquele que, na minha opinião, foi o maior professor de todos os tempos: Jesus.

Este homem fantástico, quando esteve na terra fora chamado de “Mestre”, ou seja, um professor reconhecido. E quando esteve entre nós ele teve apenas 3 anos para transformar pedra bruta em diamante.

Cristo certa vez disse aos seus alunos (os discípulos): “Vocês são a luz do mundo e o sal da Terra.”

Nessa ocasião, o Messias estava entregando o diploma de formatura aos seus alunos, pois ao dizer “vocês são a luz”, seus discípulos já não estavam mais na condição de alunos (em busca da luz); mas de professores que agora tinham a missão de alumiar a todos que estavam em trevas. 

Gostaria apenas de repetir a vocês as palavras desse distinto homem: “Vocês são a Luz!” E que essa luz possa brilhar cada vez mais forte, pois o que determina a diferença da luz de uma vela (que se dissipa) e a luz de um raio laser (que se concentra) é o foco. A luz da vela é fraca e com apenas um sopro se apaga. Mas a luz de um raio laser é tão poderosa a ponto de cortar o aço!

Vocês agora são a Luz, mas que possam aproveitar a oportunidade de focalizar essa luz no Ensino Médio. Que vocês não considerem que terminaram o Ensino Fundamental. Mas iniciaram o Ensino Médio. E assim, por diante. Porque uma carreira de sucesso é feita de sucessivos recomeços. Vocês não estão terminando, vocês estão recomeçando.

Agradeço a Deus pelo privilégio de ter sido seu professor. E espero que a lição que aprendi com vocês, seja levada para as próximas etapas de suas vidas. Não desistam diante do primeiro obstáculo, ainda que uma situação não se inicie da maneira desejada, vocês são responsáveis por fazê-la mudar. Nem sempre vocês conseguirão, mas se vocês não tentarem, nunca sentirão o gosto da vitória!

Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário