quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MUDANÇA DE HÁBITO

Há uma forte discussão que objetiva saber se o homem pode mudar seus hábitos ou não. Creio que isso depende. Há coisas em nós que podemos mudar e outras que não. Há coisas que herdamos de outras pessoas e que estão tão intrínsecas em nós que as fazemos sem nos dar conta. Essas coisas cuido que não podemos mudar.

No entanto, há hábitos que, se quisermos, podemos mudar. Digo se quisermos porque na maioria das vezes nos satisfazemos com o conformismo, pois ser negligente é muito mais fácil. Portanto, o primeiro passo para a mudança é saber no que se pretende mudar e o segundo é o esforço.

Penso que estamos nesse mundo para melhorar a cada dia, buscar a evolução. Esta só pode ocorrer se formos perceptivos e esforçados. Comece mudando coisas pequenas como, por exemplo, lavar a louça.

Em casa havia um grande problema. Minha mãe vivia reclamando que nós sujamos muita louça, que enquanto não víamos o último copo sendo tirado do armário não estávamos satisfeitos, ou que não éramos capazes de passar uma “aguinha” e utilizar o mesmo copo que já havíamos utilizado. Um dia, porém, decidi seguir os conselhos de minha mãe. Mas confesso que ao ver tanta louça suja achava a lavagem de um copo não iria fazer diferença. Mesmo assim insisti por mais um tempo.

Ao passar dos dias, surpreendentemente, percebia que a louça ia diminuindo. E mais: quando dei por mim não estava lavando apenas o copo que eu usara, e sim aquele pouquinho de louça que estava na pia. Hoje em dia não só a pia como toda a casa anda muito mais organizada, porque uma pequena mudança vai atraindo outras e assim começa uma revolução. Comece a mudar o mundo mudando a si próprio, para melhor.

Não custa nada tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário